00000000000
Custo de Fabricação
Soma de todos os gastos com bem e serviços aplicados ou consumidos na fabricação de outros bens.
I. Componentes do Custo de Fabricação: Materiais, mão de obra e gastos gerais de fabricação.
1. Materiais: objetos utilizados no processo de fabricação, podendo ou não entrar na composição do produto. Classificação:
a) Matéria- prima: componente principal e indispensável na fabricação de um produto. Ex.: Na fabricação de móveis de madeiras = a madeira
b) Materiais secundários: materiais aplicados na fabricação em menores quantidades que a matéria-prima.
Ex.: Na fabricação de móveis de madeiras o verniz, prego, cola, dobradiças.
c) Materiais auxiliares: todos os materiais, que embora necessários ao processo de fabricação, não entram na composição dos produtos; Ex.: Na fabricação de móveis de madeiras a lixa, o pincel, a graxa.
d) Materias de embalagem: destinados a acondicionar ou embalar os produtos, antes que eles deixem a produção.
Ex. Caixa de papelão, sacos plásticos. 2. Mão de Obra: esforço do homem aplicado na fabricação dos produtos. Gastos com salários e os beneficios que os empregados tem direito ( cestas básica, vale-refeição, previdencia social e parte patronal, FGTS, férias, 13º salário).
3. Gastos Gerais de Fabricação: os demais gastos necessários para fabricação dos produtos, os quais pela própria natureza não se enquadram no grupo dos materiais ou da mão de obra. Exs.: aluguel, energia elétrica, serviços de terceiros, depreciação das máquinas, seguros contra roubo e incendio, material de higiene e limpeza, óleos e lubrificantes para as máquinas, telefones, comunicações.
Custo dos Produtos Vendidos Soma dos gastos com materiais, mão-de-obra e gastos gerais de fabricação aplicados ou consumidos na fabricação dos produtos que foram fabricados e vendidos pela empresa.
Fórmula:
CPV = Custo dos produtos vendidos
EIPA = Estoque