00000
Uma boa sugestão na definição do rumo que seu empreendimento vai tomar é encontrar um nicho. É importante especializar-se e, claro, não descuidar das outras competências da gestão.Conhecer as características dos seus futuros clientes, porque preferem comprar tais produtos, quando fazem suas compras e quais são suas tendências de consumo são avaliações essenciais para o sucesso do seu empreendimento.
Localização
A escolha do local e do espaço físico necessário para instalar seu negócio é uma decisão muito importante para o sucesso do empreendimento. O local deve oferecer infra-estrutura adequada e condições que propiciem o seu desenvolvimento. É fundamental avaliar a facilidade do acesso a partir do perfil de sua clientela, oferecer estacionamento e opções de entrega domiciliar para aqueles que preferem receber as mercadorias em casa ou em seus estabelecimentos (serviço muito comum nesse ramo).
Estrutura
A estrutura básica deve contar com uma área mínima de 600M², que será distribuída entre o escritório; galpão que será distribuído ente recepção, classificação das mercadorias, estoque, expedição; e banheiros e vestiários para os funcionários. No projeto deve ser considerado o fluxo de veículos de grande porte para carga e descarga.
Equipamentos
Os equipamentos implementados dependerão substancialmente da estrutura que vai ser montada, variando de acordo com o processo e mecanismo de trabalho adotado.Um projeto básico contará com:
-Prateleiras adaptadas para suportar peso.
-Empilhadeiras;
- Carrinhos manuais;
-Computador para controle de estoque (entrada e saída);
- Emissor de Notas Fiscais;
-Veículo de carga para fazer entregas.
Investimento
O investimento varia muito de acordo com o porte do empreendimento e do quantitativo de que dispõe o investidor. Considerando uma distribuidora de pequeno porte, voltada para um fluxo de 5.000l/mês, montada numa área de 600m2, será necessário um investimento de R$ 215 mil