elaboração de projetos
PROJETOS
Instrutor: Fernando Araujo lfoaraujo@gmail.com Novembro 2008
INTRODUÇÃO:
Estamos vivenciando transformações constantes no meio empresarial que reflete sobremaneira na gestão dos empreendimentos, o que vêm exigindo a busca constante por meios técnicos de avaliação que possibilite segurança aos investidores no tocante as suas decisões de investimento, visto que somente o “achismo” já não cabe nos momentos atuais. Neste contexto a Análise Econômica-Financeira de Empreendimentos em implantação ou existentes vem ganhando espaço considerável no processo de tomada de decisão de instituições financeiras e dos empreendedores, visando desta forma proporcionar um conjunto de informações técnicas que diminua o risco e orinte os investimentos a serem realizados.
OBJETIVO:
Dotar os participantes de instrumentos básicos para a elaboração e a análise da viabilidade econômico-financeira de projetos e empreendimentos. CONCEITO DE PLANEJAMENTO E PROJETO
Conceito de Planejamento
Decidir antecipadamente o que deve ser feito, ou seja, um plano é uma linha pré-estabelecida.(Newman)
É a formação sistemática de um conjunto de decisões, devidamente integrado, que expressa os propósitos de uma empresa e condiciona os meios de alcançá-los. (Muñoz Amato)
Conceito de Projeto
É “o conjunto de informações internas e/ou externas à empresa, coletadas e processadas com o objetivo de analisar-se (eventualmente, implantar-se) uma decisão”. Nestas, o projeto não se confunde com as informações, pois ele é entendido como sendo um modelo que, incorporando informações qualitativas e quantitativas, procura simular a decisão de investir e suas aplicações.(Matias & Woiler)
Classificação do projeto em função de sua finalidade
Implantação – criação de uma unidade completamente nova;
Expansão ou Ampliação – Seja através do simples aumento dos centros já existentes, seja mediante a integração de centros novos ao