ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Oficinas para Elaboração de
Projetos Ambientais
Realização
INSITUTO SOCIOAMBIENTAL e APREMAVI
Pequeno Manual para
Elaboração de Projetos
Junho, 2001
Elaboração de projetos socioambientais 2
1- NOÇÕES GERAIS
“Um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades interrelacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados.” (ONU, 1984)
A elaboração de um projeto requer entes de tudo um ambiente adequado para o desenvolvimento das idéias do grupo, requer tempo e paciência para que se possa trabalhar em conjunto, exercitando o respeito e o dom de ouvir o outro.
A concentração e o espírito de grupo são dois elementos essenciais para se materializar boas idéias.
Além disso, algumas variáveis tornam-se muito importantes neste processo, como a distinção do papel da liderança no grupo, descobrindo que o real líder reconhece os “talentos” individuais de cada participante, ajudando no desenvolvimento da criatividade e participação de todos, criando assim um ambiente de comprometimento com a missão coletiva criando um processo descentralizado.
A capacidade técnica é outro fator fundamental para se obter resultados positivos, não adianta ter excelentes idéias se não há competência para desenvolver uma boa estratégia de como materializá-la.
Muitas vezes nossas instituições não contam com especialistas em diferentes áreas, portanto será necessário buscar apoio junto a colegas, a outras instituições ou junto ao próprio financiador.
E por fim a criatividade e o comprometimento são virtudes para que se tenha ao mesmo tempo caminhos criativos para a realização das atividades propostas e comprometimento com o processo que se está criando. “Elaborar projetos é uma forma de independência.
É uma abordagem para explorar a criatividade humana, a mágica das idéias e o potencial das