pedagogia
Resenha crítica
Vik Muniz é um fotografo e artista plástico e é brasileiro, mas há muitos anos mora em Nova York (EUA). É bastante conhecido pelas obras criadas com materiais orgânicos e recicláveis. Neste documentário Vik Muniz vem mostrar a criação de uma nova forma de arte, uma exposição a partir do lixo, e também dos catadores do maior aterro sanitário da América Latina, que é localizado no Rio de Janeiro (Duque de Caxias) chama-se Jardim Gramacho. A partir daí Ele irá buscar mudar a vida das pessoas que ali vivem, seu envolvimento com elas fará com que ele realize um trabalho artístico surpreendente.
O documentário Lixo extraordinário traz para a vida do expectador algo real que acontece todos os dias nos lixões. São imagens de pessoas que ganham a vida catando material reciclável de toda a sociedade que o descarta todos os dias. Vik Muniz é um fotografo e artista que busca conhecer as pessoas que trabalham no lixão e a partir daquele contexto realizar um trabalho artístico com auxilio das pessoas que ali vivem. Algumas pessoas que ganham destaque no documentário, contam suas histórias de vida comoventes, de sofrimento, percas etc.
Vik Muniz analisa e se envolve no cotidiano dessas pessoas que acabam fazendo parte de sua criação, pousando para fotografias junto ao lixo que virou o cenário, e com o auxilio dos catadores fez grandes imagens com o lixo recolhido por eles, que rendeu grande reconhecimento e prêmios a Vik Muniz e aos catadores do lixão. Para os catadores foi um momento único em suas vidas, e já se sentiam mais importantes e reconhecidos em meio a uma sociedade que os excluía junto com o lixo. Um dos catadores, Sebastião, mas conhecido como Tião vai a Londres com Vik, onde o quadro em que ele aparece em uma banheira em meio ao lixão é vendido por 100.000,00 o que o deixa orgulhoso por tudo que batalhou até chegar