“A ATUAÇÂO DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL:
A Psicopedagogia é um campo de estudo que utiliza o conhecimento de diversos campos como a Pedagogia, a Psicologia, a Psicanálise, a Filosofia, a Sociologia, entre outras procurando dessa forma torna-se uma área específica com um objeto de estudo definido e surgiu devido à necessidade de se buscar entendimento sobre o processo de aprendizagem do indivíduo.
Como a aprendizagem é seu objeto de estudo e o ser estudado não é um ser fragmentado é necessário que ocorra o entendimento e a compreensão em diversas áreas. A Psicopedagogia, portanto surgiu para contrapor-se a essa fragmentação de saberes e busca entender o indivíduo em seus variados aspectos, sejam eles cognitivos, afetivos, sociais e corporais sem desmerecer outros conhecimentos que se façam necessário para a prevenção, o tratamento e a solução de problemas na aprendizagem.
Como a instituição escolar é um ambiente em que o processo de aprendizagem se faz bastante presente e apresenta grandes desafios a ser superada a atuação de um psicopedagogo é de grande valor. Diante disso percebe-se que a Psicopedagogia tem recebido um maior espaço inclusive para agir em instituições escolares, pois esse profissional tem muito a colaborar com a prevenção e solução de muitos problemas existentes na educação.
“A ATUAÇÂO DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL:
PROMOVEND A APRENDIZAGEM EM CONTEXTOS DIVERSIFICADOS”.
A questão do insucesso escolar está recente em todos os níveis educacionais e não diz respeito somente às dificuldades do desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica mas também no ensino superior.
A Psicopedagogia é uma área de conhecimento e de atuação voltado para a compreensão do processo de aprendizagem humana. Procura identificar os problemas que possam acontecer neste processo, a fim de auxiliar o sujeito em sua superação. Analisa-se que todo ser humano, para aprender, põe em jogo três estruturas, a saber: o organismo, o corpo, a estrutura cognitiva