Política de cotas: certo ou errado
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Bacharelado em Direito
Economia Política
Prof. Edilson Aguiais
POLÍTICA DE COTAS: CERTO OU ERRADO?
GUSTAVO DE ALMEIDA LEITE
B09
GOIÂNIA
2014
Políticas de cotas, certo ou errado?
Certo. É muito clara a proposta das políticas de cotas: dar a uma parcela menos favorecida da sociedade as oportunidades que ela nunca teve, ou nunca deveria ter tido. Nesse rumo, surge a questão: o que fez dessa parcela uma parcela discriminada? Falemos dos negros, ou melhor, dos pretos. Nesse caso a escravidão é o fator histórico responsável pela segregação social que ocorre atualmente entre pretos e brancos. É da escravidão a “herança favela”, onde moram, em sua maioria, negros pobres.
Como bem mostrado no filme “Quanto vale ou é por quilo?” o escravo ainda vive entre nós, não é o mesmo escravo que não recebia pelo seu trabalho, esse novo escravo continua morando em uma senzala, só que agora ele recebe um salário para pagar sua estadia nela, ele mora de aluguel e de forma medíocre. O senhor do escravo moderno não é o senhor do engenho, mas é "o senhor capitalismo". Outras cicatrizes deixadas pela escravidão são facilmente notadas na atualidade, negros estão, na sua maioria esmagadora, nas classes mais baixas. Também assusta o quanto isso está arraigado na mente de cada um de forma que a afro-descendência está ligada à inferioridade e à pobreza, ainda hoje um preto –empregado- abaixa sua cabeça para o senhor branco –patrão-, nem percebe, mas há o peso de anos e anos de escravidão sobre sua cabeça.
No ambiente da favela tomado pela ignorância, crescem crianças ignorantes, crianças que não têm acesso à cultura, pois a educação que recebem é a da rede pública de ensino, que é fracassada. Crescem em uma família desestruturada, em uma sociedade caótica onde os valores se invertem e cometer um crime se torna fonte de renda e glória, pois na favela,