“Em pé deserdados da Terra!
Em pé, forçados da fome!
A Razão ribomba em sua cratera,
É a irrupção do fim!
Do passado, façamos tabula rasa,
Multidão escrava, em pé, em pé!
O mundo vai mudar de base,
Não somos nada, sejamos tudo!
É a luta final,
Unamo-nos e amanhã
A Internacional
Será o gênero humano!”
Os versos acima integram a Canção da Internacional, movimento de trabalhadores inspirado por Karl Marx (Associação Internacional dos Trabalhadores).
Assinale a alternativa que melhor descreve o objetivo que permeou toda a obra de Marx.
a) Para Marx, a história das sociedades é a história da luta de classes. O objetivo de sua obra era desvendar todos os aspectos do sistema capitalista, a fim de que a classe trabalhadora pudesse conhecê-lo e, a partir daí, libertar-se da ideologia burguesa e promover a transformação da sociedade capitalista em direção à sociedade comunista, controlada e dirigida pelos trabalhadores.
b) Para Marx a luta de classes esteve presente em todos os momentos da história da humanidade, sendo responsável pelo movimento de transformação das sociedades. Entretanto, ele acreditava que a sociedade capitalista, iniciada com a Revolução Industrial, seria o último e definitivo estágio de evolução da humanidade.
c) O principal objetivo de Marx foi selar acordos entre as duas classes sociais que ele definiu como sendo a classe dos trabalhadores e a dos detentores dos meios de produção. Para ele, esses dois grupos poderiam negociar interesses comuns e particulares e conciliar aumento da produção e dos lucros para a burguesia com melhores salários e menores jornadas de trabalho para o proletariado.
d) Em sua principal obra, intitulada A ética protestante o espírito do capitalismo, Karl Marx defendeu a ideia de que a sociedade comunista, igualitária e comandada pelos trabalhadores, seria implantada primeiramente nas sociedades de capitalismo avançado e como decorrência, quase natural, deste.
2. A Sociologia se desenvolveu como ciência no