fwefwqg
924 palavras
4 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE - UNINORTECURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
MODERNISMO NO BRASIL
UNINORTE
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE - UNINORTE
MODERNISMO NO BRASIL
Trabalho apresentado por Gabriel Ventura Medeiros, como um dos requisitos para a obtenção de nota no 1º período do curso de Arquitetura e Urbanismo.
UNINORTE
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO 5
2.1. A PRIMEIRA FASE 5
2.2. A SEGUNDA FASE 6
3. CONCLUSÃO 7
4. REFERÊNCIAS 8
1. INTRODUÇÃO
Entre o período que compreende o começo e o pós-guerra, o sentimento europeu de fuga da realidade. Nessa vertente surgiram o Futurismo, o Cubismo e diversos conceitos novos que viram a realizar a quebra do tradicional. O sentimento por renovação e quebra de paradigma chegar ser quase militante como podemos perceber no Manifesto Futurista de Filippo Tomasso e no nacionalismo presente na Primeira Fase do Modernismo Brasileiro. É com essa proposta que surge o movimento que irá ser presente durante todo século XX, englobando artistas como Pablo Picasso, Salvador Dalí, Kazimir Malevich e outros grandes contribuintes para identidade visual do período. Fortemente marcado pela literatura, onde se fizeram presentes diversos manifestos, palavras de ordem de caráter destrutivo e pioneiro. Conceitos estes que influenciaram artistas e arquitetos do período e hoje continuam sendo referencia.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. A PRIMEIRA FASE (1992-1930)
Como já previamente mencionado, o modernismo irá se opor veemente aos conceitos e ideias anteriores ao seu tempo. No Brasil, o marco inicial irá ser a Semana de Arte Moderna, ocorrida entre 13 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, com participação de artistas de São Paulo e do Rio de Janeiro. O