Tenda dos milagres , síntese da obra de Jorge Amado
O que é síntese:
Síntese é um substantivo feminino proveniente da palavra grega synthesis que indica uma composição ou arranjo. Uma síntese pode ser um resumo, sumário, sinopse, ou seja , uma descrição abreviada de um texto.
Tenda dos milagres: síntese da obra: Pedro Archanjo é Ojuobá , os olhos de xangô, o pai do povo deserdado da Bahia . Dos negros, dos mestiços, da gente pobre. Rio do terreiro, dos afoxés, chamego das mulheres, amigos dos seus pares, confidente e conselheiro de quantos ó procura. Pedro Archanjo é o bedel da Faculdade de medicina, mas é também o mentor da Tenda dos Milagres, uma casa de saber, uma oficina de impressão, uma casa de espetáculos, enfim uma quase universidade popular assentada na ladeira do tabuão.
Historia entrelaçada:
Dizem que tenda dos milagres se dar em do tempo, entrelaçadas ao longo da historia. O tempo presente, aquele em que autor escreveu o romance, idos de 1969,relata a chegada de um estrangeiro ao Brasil, cujo proposito era conhecer a terra de Pedro Arcanjo, autor de uns tantos livros que ele admira, e que até então era um ilustre desconhecido de todos nos .
Causa alvoroço as declarações do estrangeiro, suficiente para pôr toda a imprensa na busca de informações sobre tão o Fortunado personagem. Que logo se torna objeto de estudo dos eruditos de plantão e foco de não sei quantas homenagens de políticos oportunistas. É impossível não ver essa passagem a ironia do autor, a registrar nossa cultura colonizada, tão suscetível aos arroubos de qualquer olhar estrangeiro.
No outro tempo (começo do século XX) este Pedro Archanjo e sua Tenda dos Milagres. Um mestiço, um intelectual autodidata, sem formação adâmica, mas forjado pela vida, pela vivência das ruas, pelo convívio com seu povo. Um místico, envolvido e digno representante do secretismo religioso da Bahia, mas ao mesmo tempo uma inteligência racional a serviço de uma causa: A defesa da