“DESENVOLVIMENTO HUMANO E CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS”
2010
“DESENVOLVIMENTO HUMANO E CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS”
SÃO CAETANO DO SUL
2012
“DESENVOLVIMENTO HUMANO E CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS”
SÃO CAETANO DO SUL
2012
O DESENVOLVIMENTO HUMANO
Fazendo um paralelo das teorias com os temas abordados nas aulas, observa-se perante a análise profunda e intrínseca que o desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico do individuo, e visa explorar o seu potencial de aprendizagem, favorecendo suas habilidades e competências para utilizar suas capacidades e seus conhecimentos adquiridos ao longo do processo. O desenvolvimento mental é uma construção contínua, que se caracteriza pelo aparecimento gradativo de estruturas mentais e caracterizarão um estado de equilíbrio superior quanto aos aspectos da inteligência, vida afetiva e relações sociais. Algumas dessas estruturas mentais permanecem ao longo de toda vida.
A criança não é um adulto em miniatura, existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo próprias de cada idade. Estudar o desenvolvimento humano significa descobrir que ele é determinado por vários fatores. Planejar o que e como ensinar implica saber quem é o educando. Por exemplo, a linguagem que usamos com um jovem de 14 anos não pode ser a mesma que usamos com um adulto na graduação, por estarem em fases de desenvolvimento diferentes.
Norteando-se assim pela Andragogia que é definida como uma ciência que busca compreender como ocorre a aprendizagem na fase adulta do ser humano nos aspectos psicológicos, biológicos e sociais.
Os adultos diferentes das crianças já possuem experiências que são usadas para o aprimoramento do seu desenvolvimento, em várias situações de aprendizado e formação dos mesmos, pois suas vivencias dão suporte ao processo de ensino aprendizagem, dando significado. A experiência é a mais rica fonte para o adulto aprender,