’TECNICAS DE SEGURANÇA NA AGRO-INDUSTRIA
GRAU TÉCNICO
‘’TECNICAS DE SEGURANÇA NA AGRO-INDUSTRIA’’
ALUNA – VERONICA SANTOS
PROFESSOR – MARCOS PEDROSA
DISCIPLINA – AGRICULA INDUSTRIAL
INTRODUÇÃO
O trabalho no meio rural envolve uma gama enorme de riscos ao trabalhador. Assim como no meio urbano, existem riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e riscos de acidentes. No meio rural, muitas vezes estes riscos são intensificados devido ao menor nível de treinamento e escolaridade dos trabalhadores, bem como pela menor fiscalização por parte dos órgãos públicos, no que diz respeito ao cumprimento de normas de segurança no ambiente de trabalho.
Segundo Almeida e Adissi (2001), a exposição dos agricultores aos riscos de agrotóxicos tem sido uma constante em todo meio rural brasileiro, pelas formas como são utilizados estes agroquímicos. Em todas as atividades da produção agrícola em que há utilização de agrotóxicos, o trabalhador se expõe, seja de maneira direta ou indireta. A ação dos agrotóxicos sobre a saúde do trabalhador costuma ser deletéria, muitas vezes fatal, provocando inúmeras reações no organismo humano, dentre as quais, problemas respiratórios, efeitos gastrintestinais, distúrbios musculares, debilidade motora e fraqueza. Para Delgado e Paumgartten (2004), nos países em desenvolvimento, o uso indevido de agroquímicos representa um sério problema de saúde pública, mas esta questão ainda não foi devidamente estudada. O consumo de defensivos tem crescido rapidamente nesses países, mas na maioria dos casos não existe controle eficaz sobre a venda e uso destes produtos, os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) não são usados rotineiramente, não há monitoramento da exposição ocupacional e o diagnóstico e tratamento dos casos de intoxicação são falhos.
De acordo com Massoco et al. (2007), o meio rural no Brasil tem sofrido constantes transformações, no que diz respeito ao avanço tecnológico, que auxiliam no