Transgênicos
CURSO DE HISTÓRIA- LHN02
BRUNO ANJOS
NILTON CESAR
JEFERSON SOARES
KÁSSIO ALBERTO
MÁRCIO ADRIANO
TRANSGÊNICOS
Belém- PA
2013
1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Os transgênicos são organismos vivos modificados em laboratório, onde se altera código genético de uma espécie com introdução de uma ou mais sequências de DNA (genes), provenientes de uma outra espécie - sexualmente não compatíveis ,por exemplo: introduzir fragmentos de DNA de bactérias/vírus no DNA do milho. Este(s) novo(s) gene(s) introduzido(s) nunca antes na natureza pertenceram ao genoma dessa espécie e vão conferir-lhe uma "nova" característica e/ou fazer com espécie produza novas substâncias.
Os organismos geneticamente modificados (OGMs), ou transgênicos, são aqueles que tiveram genes estranhos, de qualquer outro ser vivo inseridos em seu código genético. O processo consiste na transferência de um ou mais genes responsáveis por determinada característica num organismo para outro organismo ao qual se pretende incorporar esta característica. O Objetivo do grupo é explicitar as formas de produção, cultivo e polemicas em torno dos transgênicos.
2 A ORIGEM
A história começa na década de 70, quando Stanley Cohen e Herbert Boyer , dois pesquisadores americanos, desenvolveram a tecnologia de DNA recombinante, pela qual é possível transferir genes de um organismo para outro. O DNA tem sempre a mesma estrutura e obedece aos mesmos mecanismos biológicos em todos os seres vivos, é possível tirar um gene de uma espécie e colocá-lo em outra, sem que sua função original seja alterada ou perdida.
Se pensarmos no genoma como um livro e nos genes como palavras, a técnica funciona como um editor de texto: você pode cortar, copiar e colar - todos falam a mesma língua. 2.1 Técnicas e Sementes
As técnicas da engenharia genética consistem em isolar segmentos do material genético de um ser vivo e introduzi-los no material hereditário de outro. Esta técnica não pode ser