é sim
Hoje em dia, a Tecnologia abrange uma posição principal perante os processos de globalização, atingindo a nossa vida especificamente. Na verdade, a Tecnologia já tão antiga quanto a Humanidade e tal como esta última referida, vem ao longo dos tempos, a ser alvo de uma demorada e vasta evolução. Por exemplo, Francis Bacon e Tomaso Campanella, em algumas das suas meditações acerca da sociedade ideal, colocaram a tecnologia como “fonte suprema de conhecimento da realidade e solução e aperfeiçoamento do ser humano.”
A ciência tem como base um conjunto de verdades, logicamente articuladas entre sim, de maneira a administrarem um sistema concordante. Subjectivamente, é um conhecimento exacto das coisas devido às suas causas ou princípios. Remete para um conhecimento mais objectivo da realidade em relação ao Homem; tal conhecimento pode e deve ser posto em prática para facilitar de uma forma eficiente a criação da vida material, assim, esta aplicação compõe a tecnologia. Por sua vez, esta vai-se confrontar com a técnica, que se direcciona a outros métodos não informados pelo conhecimento científico, que são um apoio para o Homem solucionar algumas questões práticas.
Se abordarmos a ciência por dois prismas, então temos que: por um lado, a ciência confere a génese da tecnologia e administra-lhe as formas e o saber que vão conceder a criação de tecnologias tais como: microscópios, termómetros, entre muitos outro; por outro lado, o avanço da ciência está dependente dessas tecnologias que