Resenha
Referências:
Diamante de Sangue. Co-Produção de Edward Zwick. Estados Unidos. Warnerbros, 2006. DVD (143 min.), Winsdescreen, color.
Credenciais do Autor:
Edward Zwick nascido em Chicago, 1952, diretor de cinema americano graduado em literatura na Universidade de Harvard. Em 1975, Zwick foi aceito como associado no American Film Institute (AFI). Em 1980, ele recebeu a primeira indicação para o Emmy, pelo trabalho como produtor em Family. Seu primeiro filme foi “O que aconteceu ontem a noite” em 1986. É um premiado diretor, produtor e roteirista. Ganhou um Oscar e um BAFTA pelo trabalho no filme vencedor do Oscar Shakespeare Apaixonado e recebeu uma indicação para o Oscar de Melhor Filme por Traffic, de Steven Soderbergh. Ele recebeu uma indicação para o Globo de Ouro de Melhor Diretor por seu segundo filme, de 1989, o drama Tempo de Glória. Zwick também foi indicado para o Globo de Ouro pela direção de Lendas da Paixão. Mais recentemente ele dirigiu, co-escreveu e produziu o épico histórico “O Último Samurai”, pelo qual ganhou o National Board of Review Award de Melhor Diretor. Mas também obteve outras premiações que foram de grande importância.
Resumo:
Diamante de Sangue conta a história de Danny Archer (Leonardo DiCaprio), um ex- mercenário do Zimbábue e Solomon Vandy (Djimon Hounson), um pescador da etnia Mende, que se conhecem durante a guerra civil que dominou Serra Leoa na década de 90. Solomon Vandy vê sua família ser separada dele durante um ataque das Forças Revolucionarias Unidas- FRU a sua aldeia que assassinou e mutilaram muitos. Ele é levado como prisioneiro para trabalhar na mineração de diamante.
A FRU tem como objetivo tomar o poder de Serra Leoa, e para financiar a guerra com o governo, trafica diamantes tirados da população escravizada. Durante o trabalho na mineração Solomon encontra um diamante rosa de alto valor e tenta esconde-lo, mas é surpreendido por um dos soldados da FRU e no momento que vai entregá-lo ocorre um ataque