É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade!
Considerado um clássico da propaganda este antigo comercial da Folha de São Paulo nos faz refletir a respeito de uma estratégia midiática comum. Por isso, cuidado com as verdades veiculadas na televisão e na mídia em geral! É muito comum termos que descobrir qual é a grande mentira por detrás das verdades. Os fatos, muitas vezes, nada mais são eventos periféricos, porém verdadeiros, de algo que se quer omitir ou fazer passar como real:
- EUA torturaram para obter informações sobre paradeiro de Osama Bin Laden.
- Bin Laden deixou vídeos gravados.
- Paquistão se irrita com intervenção americana em seu território.
- Helicóptero caiu em ação no Paquistão para "pegar" Osama Bin Laden.
- Osama Bin Laden morreu.
"Uma mentira repetida um milhão de vezes se torna verdade." Joseph Goebbels, ministro da comunicção de Adolf Hitler
A pergunta na verdade é uma afirmação que virou mote de uma campanha do jornal Folha de São Paulo, na década de 190, o jornal que “mais se compra e que nunca se vende”, trazia o vídeo abaixo.
Bom, paradoxos e dicotomias à parte, eu também acredito que realmente é sim possível contar um monte de mentiras dizendo somente a verdade. A combinação da retórica com as possibilidades da linguísticas permitem maquiar o óbvio e objetivo.
É apaixonante poder brincar com as palavras. O problema é quando não sabemos como manipular o brinquedo e nos damos mal.
O QUE SIGNIFICA a frase do Maquiavel: Os fins justificam os meios?
O fim justifica os meios ou Os fins justificam os meios é uma frase que representa o maquiavelismo e quer significar que os governantes e outros poderes devem estar acima da ética e moral dominante para alcançar seus objetivos ou realizar seus planos.
Em sua principal obra, "O Príncipe", Nicolau Maquiavel, cria um verdadeiro "Manual de Política", sendo interpretado de várias formas, principalmente de maneira injusta e pejorativa; o autor e suas