Úlceras de Pressão
Introdução
As Ulceras de pressão ou ulceras de decúbito são
lesões de pele, são consideradas feridas crônicas, oriundas de áreas submetidas à constante processo isquêmico e conseqüentemente morte tecidual.
Sua incidência e prevalência são altas, sendo os principais fatores para o seu desenvolvimento são: a pressão e a fricção, qualquer posição mantida por um paciente durante um longo período de tempo pode provocar lesão tecidual.
A compreensão dessas áreas diminui o fluxo sanguíneo local facilitando o surgimento de lesão por isquemia tecidual e necrose, estas feridas podem ocorrer em qualquer parte do corpo onde tenha saliência óssea
O profissional de enfermagem é um dos principais
cuidadores do paciente acamado com ulcera de pressão, este profissional esta presente ao lado do paciente durante grande parte do tempo hospitalizado, a atuação deve ser sempre multiprofissional, pois a predisposição para o desenvolvimento das ulceras por pressão é multifatorial. Algumas medidas são usadas para diminuir UP´s:
-Use um colchão especial que reduz a pressão como colchão de ar ou colchão d’água.
-A pele deverá ser limpa no momento que se sujar.
Evite água quente e use um sabão suave para não causar irritação ou ressecamento da pele
Tratamento de úlceras de pressão:
A úlcera de pressão é liberada de pressão. Ele é inspecionado regularmente para alterações. Inspeção de outras proeminências ósseas e sites vulneráveis e reposicionamento regular é importante. Terapia para a dor com analgésicos e antibióticos são usados.
Promover a cicatrização e curativos:
Tratamento específico inclui limpezas, remover a pele danificada e a promoção da cura. Aqueles com infecções precisam de antibióticos e curativos antibacterianos especiais para matar bactérias e ajudar na cura.Tipos mais velhos de molho com gaze, gaze de parafina e almofadas de limpeza simples não são recomendados.
Curativos prescritos em casos de úlceras de pressão são
hidrocolóides,