Sistema Urinario (Resumo Tortora)
O sistema urinário contribui para a homeostasia, alterando a composição, o pH, o volume e a pressão do sangue; mantendo a osmolaridade do sangue, excretando resíduos e substâncias estranhas e produzindo hormônios. O sistema urinário consiste em dois rins, dois ureteres, uma bexiga urinária e uma eretra. Após os rins filtrarem o plasma sanguíneo, retornam grande parte da água e solutos para a corrente sanguínea. O restante da água e solutos consistem a urina, que passa pelos ureteres e é armazenada na bexiga urinária, até ser excretada do corpo pela uretra.
As funções dos rins incluem as seguintes:
Regulação da composição iônica do sangue: Os rins ajudam a regular os níveis sanguíneos de diversos íons, sendo os mais importantes, os íons sódio, potássio, cálcio, cloreto e fosfato.
Regulação do volume de sangue: Os rins ajustam o volume de sangue, conservando ou eliminando água na urina. Aumenta e diminui a pressão arterial.
Regulação da pressão arterial: Os rins também ajudam a regular a pressão arterial, secretando a enzima renina, que ativa a via renina-angiotensina-aldosterona.
Manutenção da osmolaridade do sangue: Ao regular separadamente a perda de água e solutos na urina.
Produção de hormônios: O calcitirol, a forma ativa da vitamina D, e a eritropoietina, estimula a produção de eritrócitos.
Regulação da concentração sanguínea de glicose: os rins conseguem usar o aminoácido glutamina na glicogênese, a síntese de novas moléculas de glicose.
Excreção de resíduos e substâncias estranhas: ao formar a urina, os rins ajudam a excretar resíduos. Outros resíduos excretados na urina são substâncias estranhas da alimentação, como medicamentos e toxinas ambientais.
Anatomia Externa dos Rins
Um rim normal, em um adulto, mede entre 10 e 12 cm de comprimento, de 5 a 7 cm de largura e 3 cm de espessura e possui massa de 135 a 150g. A camada profunda, a cápsula fibrosa, serve como barreira contra trauma e ajuda a manter o