Embalagens
A embalagem é parte significativa do sistema logístico global e tem a responsabilidade de minimizar o custo de entrega e impulsionar positivamente as vendas, pois agrega valor de várias maneiras, oferecendo proteção, utilidade e comunicação, além de manter a condição de um produto durante o sistema logístico.
A embalagem é muito fundamental na vida de qualquer pessoa e, principalmente, nas atividades de qualquer empresa.
A proteção do produto é uma importante função da embalagem, por que o dano em trânsito pode destruir o valor que foi agregado ao produto.
O tipo de proteção que uma embalagem pode oferecer depende, evidentemente, do valor do produto, bem como de suas características físicas e dos riscos inerentes no sistema logístico.
Conceito e Classificação: A embalagem tem como a principal função proteger a mercadoria durante as atividades de logística e de exposição ao consumidor, como meio de aumentar as vendas, sem deixar de considerar os custos envolvidos na produção e no transporte de mercadorias.
Primária: Qualquer embalagem que esteja em contato direto com o produto. Ex: vasilhames de vidro, lata de leite condensado, caixa de leite e etc.
Secundária: Protege a embalagem primária. Ex: As embalagens que reveste a lata de cerveja e caixa de leite.
Terciárias: É aquela que é utilizada para o transporte e que protege e facilita a armazenagem dos produtos. Exemplo desse tipo de embalagem é os palets.
Funções da embalagem
As principais funções da embalagem são: contenção, proteção e comunicação
A contenção refere-se à função de conter o produto, de servir como receptáculo. Ex: quando ocorre do produto vazar da embalagem, essa função não foi cumprida. O grau de eficiência da embalagem nessa função depende das características do produto. Uma mercadoria perigosa, inflamável, deve sempre ter 100% de eficiência.
A função de proteção possibilita o manuseio do produto até o consumo final, sem que ocorram danos a embalagem ou produtos. Alguns dos