Óxidos
Óxidos são substâncias que possuem oxigênio ligado a outro elemento químico, eles são compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o oxigênio (O).
Tipos de óxidos
Óxidos ácidos: também chamados de anidridos, eles se formam a partir da reação com água originando ácidos. Exemplo: o ácido sulfúrico (H2SO4) se forma a partir do trióxido de enxofre (SO3) em presença de água (H2O).
Óxidos básicos: nesse caso a reação é com bases levando à formação de sal e água. Exemplo: o hidróxido de cálcio (Ca (OH)2) provém da reação do óxido de cálcio (CaO) com a água.
Peróxidos: esses óxidos possuem dois oxigênios ligados entre si. Exemplo: (O-O)2-.
Poluição atmosférica
Os óxidos têm muitas aplicações em nosso cotidiano, mas a grande preocupação são os efeitos que esta classe de compostos traz ao ambiente. O dióxido de carbono, mais conhecido como gás carbônico (CO2) é um óxido poluente presente em nossa atmosfera. Ele tem aumentado gradativamente devido ao uso intenso d combustíveis que são derivados do petróleo, de gás natural, etc.
Chuva ácida
Entre os óxidos em geral, existem os óxidos ácidos, que são compostos que apresentam um caráter covalente, formados geralmente por ametais, e que produzem ácidos ao entrarem em contato com a água.
Muitos esses óxidos ácidos estão presentes na atmosfera terrestre, portanto eles reagem com a água da chuva e o resultado é a “chuva ácida”.
A chuva já é naturalmente ácida em razão da presença do gás carbônico (CO2) na atmosfera. Os óxidos principais que contribuem para o efeito da chuva ácida são os óxidos de nitrogênio (NOx) e óxidos de enxofre (SO2 e SO3 ) .