Óxidos
Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades e mudanças sofridas pela matéria durante as reações químicas.
Muitos consideram o francês Antoine Laurent Lavoisier o pai da química, especialmente devido o seu trabalho sobre o conceito de Conservação da massa, considerado o marco do estabelecimento da química moderna.
As disciplinas de química são agrupadas basicamente em cinco grande divisões: Química Inorgânica (que estuda a matéria inorgânica), Química Orgânica (que estuda os compostos de carbono), a Bioquímica (que estuda a composição e reações químicas de substâncias presentes em organismos biológicos), a Físico-Química (que compreende os aspectos energéticos dos sistemas químicos em escalas macroscópicas, molecular e atômica) e a Química Analítica (que analisa materiais e ajuda a compreender a sua composição, estrutura e quantidade).
Para facilitar o estudo dos compostos inorgânicos, criou-se as funções inorgânicas, ou seja, grupos de famílias de compostos com características e propriedades semelhantes. Na Química Inorgânica as funções são quatro: ácidos, bases, sais e óxidos.
Neste trabalho abordaremos o grupo dos óxidos, procurando frisar suas principais características e aplicações no cotidiano.
ÓXIDOS Óxidos são substâncias que possuem oxigênio ligado a outro elemento químico, são compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Os óxidos constituem um grande grupo na química, pois a maioria dos elementos químicos formam óxidos. Nos óxidos, o elemento mais eletronegativo deve ser o oxigênio. Os compostos OF2 ou O2F2 não são óxidos, pois o flúor é mais eletronegativo que o oxigênio. Estes compostos são chamados fluoretos de oxigênio.
Os óxidos são compostos muito comuns, que estão presentes no nosso dia-a-dia. São exemplos:
Gás carbônico (CO2). Presente na chuva ácida e no efeito estufa. Considerado como a base da vida dos vegetais e dos animais que