relatorio
Departamento Engenharia Mecânica
Bombas e Instalações Hidráulicas
ME 6710 – NM 7710 – NM 8710
LABORATÓRIO
Experiência: ASSOCIAÇÃO DE BOMBAS EM SÉRIE Turma: Data:
Relatório do Grupo Alunos que participaram do trabalho (obrigatório):
Nº
Nome:
Energética
1. Objetivo O objetivo desta experiência é levantar a curva HBA = f(QA) da associação das bombas B1 e B2 em série, onde HBA e QA representam a carga manométrica e a vazão da bomba fictícia denominada "bomba associação" (BA). O experimento visa ainda a comparação da curva levantada, com a curva da bomba associação, construída graficamente com as curvas de duas bombas M-40-A (rotor: 120mm) fornecida pelo fabricante na experiência 02. 2. Descrição
Vejamos um esquema parcial da instalação, mostrando as bombas B1 e B2:
Figura 1 - Esquema parcial da instalação
Observamos que a bancada utilizada é a mesma utilizada para o experimento 02. Com abertura de algumas válvulas e fechamento de outras, esta associação torna-se possível. O cálculo da vazão será realizado do mesmo modo da experiência 02, ou seja recolhendo um volume num determinado tempo, no tanque superior (V e t). Para determinar a altura manométrica da associação (HBA), devemos aplicar a equação da energia de (1) e (4).
Figura 2 –Bancada do Experimento
No entanto HP1,4 = HP2,3, já que na equação da energia não devemos utilizar a parcela da perda de carga a entrada e a saída de uma máquina. Então, para determiná-la, podemos aplicar a equação de (2) a (3):
Para calcular a velocidade podemos utilizar a vazão (QA) que já foi levantada,
Onde: Sucção (1), De = 62,7mm
Recalque (4), Ds = 40,9mm
3. Tabela de dados
Exp .7