Ótica
A luz é necessária para que possamos ver os objetos em suas formas e cores. Para que qualquer objeto seja visto é necessário que ele emita luz ou seja iluminado e que essa atinja os olhos do observador.
Fontes de Luz: Todo corpo que emite luz é denominado fonte de luz. Podem ser luminosos, se produzem a luz que emitem, e iluminados quando se recebem-na de uma fonte e a refletem. A luz decorre sempre de transformações de energia (é, portanto, uma forma de energia), luz visível é uma parte da energia resultante dessas transformações. O caminho percorrido por ela pode ser representado por uma linha reta orientada, denominada Raio de Luz. Meios de Propagação da Luz: Dependendo de como é propagada, os objetos podem ser classificados em:
* Meios Transparentes: Os raios de luz os atravessam de maneira ordenada
* Meios Translúcidos: Os raios de luz se propagam de maneira desordenada
* Meios Opacos: Os raios de luz não se propagam.A cor dos objetos: A cor convencional do objeto é aquela que ele apresenta quando iluminado com luz branca. Precisamos saber que a luz branca é constituída de várias radiações monocromáticas, dentre as quais se destacam seis: vermelha, alaranjada, amarela, verde, azul e violeta. O objeto azul é constituído de um material que absorve todas as radiações visíveis e difunde a radiação azul. Se ele estiver em ambiente iluminado com qualquer outra cor que não a branca ou a azul , ele se apresentará negro.
Ilusões de óptica
Indicam uma segmentação entre a percepção de algo e da concepção desta outra realidade, a ordem de percepção não influencia a compreensão de algumas imagens. Principalmente nos últimos 20 anos, os cientistas mostraram um progresso na área óptica. As ilusões causam surpresa quando são percebidas de formas diferentes e até um certo tipo de divertimento.
As ondas de luz penetram no olho então entram em celas de foto receptiva na retina. A imagem formada na retina é plana, contudo, percebemos forma, cor, profundidade e