otica
Luz através de um vitral.
Os corpos luminosos são corpos emitentes de luz própria, outros enviam a luz que recebem, estes são chamados corpos iluminados. Tomando como referência a propagação da luz, pode ser considerado: transparência, opacidade ou translucidez. Os meios transparentes permitem a propagação da luz, ao qual, possibilita ver os objetos com nitidez, os opacos não permitem a propagação da luz, nos translúcidos. A propagação é parcial irregular.
Quando a luz incide em uma superfície de separação de dois meios quaisquer, incidem dois fenômenos:
Uma parte volta para o meio de onde veio (reflexão da luz);
Uma parte penetra o segundo meio (refração da luz);
A reflexão da luz incide na projeção do corpo luminoso ou iluminado sobre imagem, que é a representação óptica de um objeto (espelhos). As imagens formam-se devido à reflexão da luz no espelho, que podem formar-se pelos raios refletidos (imagens reais), e o prolongamento dos raios refletidos (imagens virtuais).
Tomando como critério a posição que assumem em relação ao objeto, as imagens podem ser direitas quando têm a mesma posição que o objeto, e invertidas quando têm posição contraria a do objeto. Quando a imagem e o objeto estão à mesma distancia, dizemos que a imagem é simétrica ao objeto. Caso contrário é assimétrica. Nos espelhos planos, a imagens é virtual, direita,