ótica
A óptica tem por objetivo o estudo das propriedades da luz, isto é, como ela é produzida, propagada detectada e medida.
Para fins de estudo, a óptica é dividida em duas partes: Óptica Física e Óptica Geométrica.
Óptica Física
A óptica física trata da natureza da luz estudando as propriedades da luz, sua interação com objetos, e com ela mesmo. Ela ocupa-se de aspectos do comportamento da luz, tais como emissão, composição, absorção, polarização, interferência e difração. Alguns fenômenos que estão ligados a este ramo da óptica:
Polarização:
A luz é uma onda eletromagnética sendo portanto uma onda transversal na qual os campos elétricos e magnéticos ocorrem em planos perpendiculares à direção de propagação da onda e perpendiculares entre si. Quando os campos se mantêm sempre na mesma direção, dizendo que a onda é linearmente polarizada. O campo elétrico da luz proveniente do Sol pode ser um vetor com qualquer direção perpendicular à direção de propagação, pois esta luz não é polarizada. Existem quatro fenômenos que podem produzir ondas eletromagnéticas polarizadas a partir de ondas não polarizadas: absorção, birrefringência, reflexão e espalhamento.
Absorção: ocorre quando um corpo escuro, iluminado por alguma fonte, absorve todas as cores e reflete a luz de sua própria cor.
Birrefringência: é a formação de dupla refração apresentada por certos cristais intimamente ligada com a velocidade e direção de propagação da luz.
Reflexão: fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir sobre um objeto ou superfície.
Espalhamento: consiste na retirada de energia de uma onda incidente e a posterior reemissão de uma fração desta energia.
Interferência:
A interferência é um importante fenômeno que distingue as ondas das partículas, pois duas partículas não podem atravessar-se mutuamente e depois continuar sua trajetória anterior, mas duas ondas podem. Ela só acontece quando a diferença de fase