Óleo de Lorenzo
O filme retrata a história de Lorenzo, um menino que sofre de uma doença rara descoberta ainda quando ele é uma criança, conhecida como ALD (adrenoleucodistrofia), que causa a degeneração do cérebro.
Ao notarem um estranho comportamento em Lorenzo, seus pais resolveram procurar a ajuda de médicos. Depois de centenas de exames é que conseguiram chegar ao diagnóstico da doença, porém não a uma cura. Ao ver que seu filho cada vez mais rápido ia ficando debilitado, e que o que os médicos pediam pra fazer não estava ajudando, resolveram por conta própria estudar a doença do filho, para assim encontrarem alguma solução.
Os pais de Lorenzo passavam dias e noites em claro procurando alguma ‘’brecha’’ nos livros de medicina, que pudesse explicar o caso de Lorenzo. Até que descobriram que o que provocava a doença, era o acumulo dos ácidos graxos saturados de cadeia longa.
Os médicos até então, induziam uma dieta rigorosa no controle de ácidos graxos, mas não obtiveram êxito. Os pais descobriram o erro da dieta: quando o organismo não recebe ácido graxo do alimento, ele produz sozinho, através da biossíntese, então resolveram manipular um óleo, baseado no óleo de oliva, que não fosse prejudicial ao ser humano, e enganasse o organismo, para que este não produzisse os ácidos graxos.
Esse óleo não era a cura, mais barrava os efeitos da doença, pois o excesso de ácido graxo destruía o cérebro, e consequentemente suas funções, a criança se atrofiava e perdia os movimentos.
Com o uso desse óleo, Lorenzo não voltou ao estado normal, apenas barrou a doença, e através de tratamentos, conseguiu melhoras significativas. O fato de sua mãe ler histórias para ele desde criança era uma maneira de estimular seu cérebro, tendo suma importância em seu tratamento também.