Êxtase
Êxtase é uma substância que foi fabricada pela primeira vez em 1914 para ser usada como moderador de apetite (remédio para emagrecer). Hoje em dia, as pessoas costumam fazer uso dessa droga para sair a noite (sair na balada), seja em festas rave (festas geralmente em locais abertos e afastados onde se toca música eletrônica) ou em boates e clubes. Ela é uma substância chamada MDMA (sigla para um nome bem grande: 3,4 metilenodioximetanfetamina). Porém cada comprimido de êxtase possui quantidades variáveis de impurezas como MDA, MDEA, cafeína, efedrina, etc.
Como o Êxtase é usado?
O êxtase é um comprimido redondo, de várias cores e tamanhos. Por ser um comprimido, precisa apenas ser ingerido para dar os seus efeitos. Existe porém também o êxtase sob a forma de cápsulas gelatinosas e em pó, o qual é aspirado.
Por que usam o Êxtase?
As pessoas usam o êxtase para ir dançar em festas rave ou até mesmo em clubes e boates. Enfim, para ter o tão falado "barato", ou para ficar "ligado" e outros termos de gíria, durante uma festa.
Quem são as pessoas que usam o Êxtase?
São as pessoas que costumam freqüentar as festas rave. Isso não significa que toda a pessoa que vai numa rave usa êxtase.
Quantas pessoas usam o Êxtase?
Não se sabe ainda no Brasil a proporção de pessoas que fazem uso dessa droga. Suspeita-se entretanto que o consumo tem crescido bastante, principalmente entre jovens da classe média, média alta e alta.
O que o Êxtase faz no corpo após uma dose (efeitos físicos agudos)?
A temperatura corporal da pessoa que usou a droga sobe bastante (hipertermia), podendo ir acima de 400 centígrados, o que é muito perigoso. Ocorre também um aumento de batimentos cardíacos e da pressão arterial. Com frequência pode ocorrer também uma desidratação pois a pessoa além de ter um aumento de temperatura transpira muito com a dança, o que traz grande perda de água.
O que o Êxtase faz no corpo após o uso continuado (efeitos