as 10 regras do voleibol
Local do jogo
A quadra é sempre retangular simétrica, as dimensões oficiais são 18 metros de comprimento por nove de largura. Essa área deve ser circundada por uma zona livre, com pelo menos três metros por lado e uma área sem obstáculos, medindo pelo menos sete metros a partir da quadra.
A superfície deve ser totalmente plana e horizontal em locais fechados. Nos recintos abertos, é permitida inclinação de cinco milímetros por metro, para facilitar a drenagem.
Rede e antenas
A rede é colocada exatamente sobre a linha central que divide a quadra. A fita superior deve estar á 2,43 metros do solo (jogos masculinos) e 2,24 metros (jogos femininos). Deve possuir um metro de altura e comprimento de 9,5 á dez metros. As antenas terão 1,8 metro de comprimento e 10 milímetros de diâmetro. Colocadas em lados externos da rede, delimitam o local de onde é possível fazer a bola cruzar á outra metade da quadra.
Jogadores
Um time deve ser composto por até 12 jogadores, sendo que apenas seis devem estar na quadra ao mesmo tempo. Quase todos os atletas podem realizar normalmente todos os fundamentos da partida, como o saque, o ataque, a recepção, o levantamento e o bloqueio. A exceção é o libero, que não pode sacar, bloquear ou mesmo atacar, sendo apenas um jogador de defesa. A cor de seu uniforme deve ser diferente da de seus companheiros.
Fundamentos
Os principais fundamentos são: o saque, em que o atleta inicia a jogada lançando a bola para a outra metade da quadra; a recepção, em que se defende o ataque; o passe, realizado entre os atletas da mesma equipe; o levantamento, em que o levantador prepara o contra golpe; o ataque, propriamente dito com o golpe contra a bola para que ela caia na quadra adversária; e o bloqueio, em que os jogadores tentam impedir que o ataque seja concluído.
O jogo
O jogo consiste na marcação de pontos, que ocorrem toda vez que uma equipe consegue jogar a bola ao