Resenha Crítica - Sociologia - Anthony Ghiddens

1433 palavras 6 páginas
1) Referência bibliográfica
GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Penso, 2012. Capítulo 22 – Política, Governo e Movimentos Sociais.
2) Apresentação do Autor
Anthony Giddens foi professor de Sociologia em Cambridge e, entre 1997 e 2003, foi diretor da London School of Economics and Political Science. Pioneiro do conceito de
Terceira Via, Giddens escreveu já mais de trinta livros, entre os quais Capitalismo e Moderna
Teoria Social, Para Uma Terceira Via e A Europa na Era Global, sendo com frequência consultado por líderes políticos de todo o mundo.
3) Síntese
Neste capítulo, Anthony Giddens trata dos conceitos básicos em sociologia e política, como governo, Estado, poder, autoritarismo e democracia, da disseminação global da democracia, tratando de assuntos como a velha e a nova política partidária e a governança global e, por último, sobre os movimentos sociais e os processos da globalização.

Conceitos básicos
Política, governo e Estado
A política vai muito além do domínio de alguns homens em assembleias ao redor do mundo, pois a todo momento somos influênciados pelo o que acontece na esfera política. Os governos influenciam de maneira direta as atividades pessoais, isso porque a esfera do governo é a esfera do poder político e tudo na vida envolve poder, desde de quem o detém, até como ele é alcançado e o que fazem com ele.
Onde há instituições como um parlamento ou um congresso, por exemplo, governando um território, em que a autoridade se fundamenta em um sistema legal, podemos dizer que existe um Estado. O Estado se diferencia das demais civilizações pelas seguintes características: 

Soberania: autoridade suprema que o governo possui sobre uma área com fronteira definida. 

Cidadania: direitos e deveres civis, políticos e sociais da população.



Nacionalismo: senso de orgulho e pertencimento de uma comunidade política.

Poder
Para Max Weber, o poder envolve conseguir o que se quer, mesmo contra a oposição.

Relacionados