Testes específicos para avaliação no voleibol
Introdução
Os testes de habilidades específicas são meios que o treinador habilitado em Educação Física usa para avaliação do desenvolvimento e/ou rendimento de seus atletas, sendo relativos a aprendizagem, aptidões motoras e físicas básicas exigidas para cada esporte. Pode ser contido por testes antropométricos (composição corporal, estatura, percentual de gordura etc.), testes neuromusculares (salto vertical, salto horizontal e agilidade) e também metabólicos indiretos. Estes tipos de testes são geralmente aplicados nos desportos terrestres, como é o caso do voleibol, foco deste presente estudo. Desporto de alta intensidade, com repouso passiva ou ativo, o voleibol se constitui basicamente de saque com ou sem salto, recepção, levantamento, cortada, bloqueio e deslocamentos rápidos para efetivação de defesa. Com base nos itens que constituem o voleibol, os jogadores e/ou atletas do desporto em questão precisam desenvolver basicamente a velocidade, resistência muscular localizada, força de potência e raciocínio rápido. Portanto, baseado nas valências físicas necessárias para o voleibol, o presente estudo visa apontar alguns testes específicos para que essas valências sejam avaliadas.
Desenvolvimento
O presente estudo caracteriza-se como sendo contido de testes físicos, sendo do tipo neuromuscular e testes técnicos. Os testes estarão dispostos em forma de circuito, contendo 6 estações.
1ª estação:
Teste 1 – Flexão Abdominal – visa avaliar a resistência muscular localizada.
Material: colchonete
Descrição: o testado deverá realizar o maior número de flexões abdominais em 1 minuto, devendo tocar os cotovelos no joelho.
Observação: deverão estar em decúbito dorsal no colchão, com joelhos e quadril flexionados e o dorso dos pés em contato com o solo.
Regras: tempo máximo de um minuto e só deverão