Extase
O que é?
Êxtase é uma droga psicoativa, que tem como ponto de ação principal o sistema nervoso, alterando assim a função cerebral e mudando temporariamente a percepção do usuário.
Também conhecido por “droga do amor”, “XTC”, “ecstasy”, etc. é derivado da Anfetamina, que causa alucinações e flashbacks quando consumido em grandes doses.
Origem
A princípio o Êxtase foi “produzido” por uma indústria Alemã, com a finalidade de moderador do apetite, suprindo-o, mas não chegou a ser comercializado. Já na década de 60 o Êxtase era usado para fins psicoterapêuticos, para elevar o ânimo dos pacientes. Nos anos 70 a droga começou a ser disseminada e usada sem controle entre jovens e universitários, causando assim sua proibição.
No Brasil
As primeiras grandes remessas de Êxtase chegaram ao Brasil em 1994. Na época a droga não era traficada, as pessoas traziam os comprimidos e distribuíam em pequenos grupos de amigos. Até 1999 o Êxtase aparecia em cadernos de cultura, em matérias relacionadas à comportamento dos jovens, moda etc., mas não havia divulgação de informações da droga.
Consumo, efeitos e consequências
O Êxtase pode ser encontrado em formato de pílula, de várias cores e tamanhos, e também em forma de pó.
Após 20/30 minutos do consumo da droga o cérebro libera as substâncias do “bem-estar”, dopamina e serotonina, o efeito é sentido por até 4 horas. O usuário sente-se relaxado, “mais leve” e cheio de afeto (o que originou o nome “droga do amor”). Outro efeito é dos sons e das luzes ficarem mais fortes, o que estimula o consumo da droga em baladas.
O consumo do Êxtase pode causar ataques de pânico, ansiedade, náuseas, paranoias, bruxismo, psicose, alucinações, e aumento da temperatura corporal do usuário, além disso, a droga acelera o ritmo cardíaco e aumenta a pressão arterial podem levar à ruptura de alguns vasos sanguíneos. Dias após o