o que é geografia
De acordo com Fernando do Santo Sampaio (2012, p. 121), dobramentos são: No choque das placas, a borda formada por materiais menos densos e menos resistentes torna-se mais maleável pelo atrito gerado e tende a dobrar-se pela força da outra placa. Ao longo de milhões de anos, esse processo de dobramento deu origem a grandes cadeias montanhosas, como os Andes, na América do Sul e o Himalaia, na Ásia.
De acordo com Fernando do Santo Sampaio (2012, p.121), fraturas são: São todas as descontinuidades disjuntivas (planares ou curviplanares) presentes nas rochas. Juntas (fraturas c/deslocamento 0.05cm); As fraturas normalmente ocorrem concentradas em zonas de espessura variável, constituindo. As chamadas Zonas de Cisalhamento. Elementos geométricos das fraturas: as fraturas (falhas e juntas) são espacialmente referenciadas por meio de sua direção mergulho, que constituem a atitude do plano de fratura.
De acordo com Fábio Bona Moreira o (2013, p. 87), juntas são: Juntas são fraturas que se apresentam obedecendo a um arranjo regular através de superfícies paralelas ou subparalelas, ao longo das quais a movimentação é desprezível.
De acordo com Fábio Bonna Moreirão (2013, p. 87), falhas são: Outro tipo de movimento ocorre quando as placas deslizam horizontalmente em movimentos opostos, produzindo falhas. As falhas, como a de San Andreas, dão origem a várias formas de relevo, como escarpas, vales e serras.
Referencias:
MOREIRÃO, Fabio Bonna. Geografia: Limites das placas tectônicas. 2. Ed. São Paulo: Edições SM, 2013. 343 p. SAMPAIO, Fernando dos Santos. Geografia: Movimento convergente das placas. 3. Ed. São Paulo: Edições SM, 2012. 71 p.