Évora
Instituto Superior das Ciências da Administração
Gestão Hoteleira
Geografia do Turismo
Índice
Introdução
Évora é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Évora, e da região do Alentejo e sub-região do Alentejo Central, com uma população de 49 252 habitantes (2011). Évora é a única cidade portuguesa membro da Rede de cidades europeias mais antigas.
É sede de um dos maiores municípios de Portugal, com 1307,08 km² de área e 56 596 habitantes (2011), subdividido em 12 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Arraiolos, a nordeste por Estremoz, a leste pelo Redondo, a sueste por Reguengos de Monsaraz, a sul por Portel, a sudoeste por Viana do Alentejo e a oeste por Montemor-o-Novo. É sede de distrito e de antiga diocese, sendo metrópole eclesiástica (Arquidiocese de Évora).
Évora
O seu centro histórico bem-preservado é um dos mais ricos em monumentos de Portugal, o que lhe vale a alcunha de Cidade-Museu. Em 1986, o centro histórico da cidade foi declarado Património Mundial pela UNESCO.
O Concelho de Évora localiza-se em meio à grande planície alentejana, definida por uma ondulação muito suave e altitude média de 240 metros. Com uma área de 1309 km², o concelho ocupa 5% da superfície da região do Alentejo. A área urbana de Évora abrange 1643 ha.
A paisagem da região de Évora caracteriza-se pelo cultivo extensivo de cereais, com manchas de pastagem e florestas de sobro a azinho. Vinhedos, olivais e arrozais também são parte da paisagem.
Acessibilidades e transportes
Évora situa-se no centro da região alentejana e é, pela sua situação geográfica, um importante nó de comunicações.
A nível rodoviário, a cidade é servida pelos seguintes eixos principais:
A6 - Via que liga Lisboa a Madrid e tem dois nós de ligação à cidade (Nascente e Poente)
EN 114 - Évora/Montemor
IP 2 - Via que liga Bragança ao Algarve pelo interior do país. No concelho de Évora está