Éticas nos Negócios
As organizações direcionam os seus esforços na aquisição, organização e disseminação do conhecimento para se manter no mercado e apresentarem vantagem competitiva de forma que o conhecimento do profissional seja amplo e capaz de anular os problemas tratando-os de forma correta e dentro dos padrões éticos.
Para o sucesso na administração de uma empresa é necessário que a ética esteja constantemente presente em todas as nossas atitudes como profissional. A prática da ética nas organizações requer certeza, a capacidade de satisfazer as necessidades de uma sociedade e às competências adequadas para tornar as ações empresariais concretas e objetivas, minimizando as resistências e as incompreensões.
A gestão de uma empresa deverá ter considerações adequadas de uma série de questões fora do âmbito da obtenção de lucro, sendo que a ética é certamente uma das mais importantes escolhas.
Conforme um empreendimento vai crescendo e tornando-se cada vez mais importante, o impacto que irá ter na vida de outras pessoas também aumentará, quer seja na oferta de postos de trabalho, criação de riqueza ou até como forma de inspiração para outros que queiram iniciar a sua própria carreira no ramo empresarial. As organizações que seguem algumas “regras” de ética têm melhores hipóteses de sobreviver em longo prazo no competitivo mundo empresarial, quando comparadas com outras cujo único objectivo é a obtenção desmedida de lucros.
Uma empresa, que é reconhecida pela sua ética nos negócios, acaba por criar uma boa reputação no mercado empresarial. Esta reputação vai tornar-se numa enorme vantagem em