ética e a concorrência
Com todas as mudanças ocorridas no mundo empresarial, onde tudo se torna cada vez mais competitivo, e obriga as empresas a buscar intensamente a melhoria nos seus produtos e/ou serviços, surge a rivalidade entre as empresas de mesmo segmento. Junto com esta rivalidade surgem grandes ameaças, e as empresas aumentam seu poder de competição.
A concorrência pode e deve sim existir. Ela faz com que os serviços e produtos ganhem mais qualidade. O grande problema é que muitas pessoas encaram a concorrência como "tudo ou nada". Muitas vezes utilizam de recursos obscuros e cruéis para se destacarem no mercado, e a ética passa bem longe de ser uma de suas atitudes.
A ética empresarial pode ser entendida como um valor da organização que assegura sua sobrevivência, sua reputação e, consequentemente, seus bons resultados. A ética empresarial seria a forma de comportamento da empresa quando ela age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela sociedade.
Mas o que vem a ser uma atitude ética dentro do ambiente empresarial? A ética prima por proceder de forma justa e honesta, e buscando sempre os meios mais “limpos” para se chegar a um determinado objetivo. Ser ético no mercado, na verdade, trata da natureza e origem dos valores empresariais.
Assim, é importante ter consciência de que todos serão beneficiados quando a empresa agir com ética, pois, tanto os clientes, fornecedores, sócios, funcionários e governo verão os frutos dessas ações positivas. A empresa só tende a colher os bons frutos desta prática, desde sua estrutura até aqueles que a compõem.
2. CONCEITO DE ÉTICA
O dicionário Houaiss (2006) define a ética como um conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade. A Ética é o conjunto de regras que seguimos mediante um contrato, um manual, alguma legislação, entre outros. Muitos confundem o significado de ética e