atps etapa 1 fisica lll
ETAPA 1
Passo 1
Fogos e Explosões são eventos normalmente abordados fizemos analise de perigo e risco em plantas de processo, principalmente em se tratar de misturas e condições fora do padrão, de posse a esses dados poderemos garantir uma base segura para a operação.
Muitos compostos manipulados na indústria, em determinadas condições, são passiveis de originar um processo de combustão.
Fogo ou combustão é um processo químico, descrito também como reação de combustão, acompanhada pela evolução de calor e luz, na qual um composto reage com oxigênio ou outro agente oxidante, acompanhada de chama e emissão de fumaça.
Explosão, de uma forma geral, pode ser definida como uma súbita e violenta liberação de energia. O tamanho da explosão depende da quantidade de energia liberada, chamada energia de pressão; ou energia química, como no caso de uma combustão rápida de uma nuvem inflamável. Além desses efeitos de pressão a outros por exemplo; radiação térmica; função da velocidade da frente de chama, classificam-se em deflagração ou detonação
O Processo de combustão é representado como, triângulo de fogo. O oxidante e a fonte de ignição, outros compostos constituem exceção da regra. São aqueles que se auto decompõem, e que não precisam de um oxidante externo, e se a temperatura do produto for maior que a da ignição, a combustão iniciar-se-á espontaneamente. Os mais conhecidos são o, o acetileno, etileno, óxido de etileno, tetrafluoretileno, tricloreto de nitrogênio e muitos outros compostos relativamente simples, com duplas ou triplas combinações.
Para avaliar a intensidade com que os fenômenos de combustão ocorrem devemos levar em conta:
Limite de inflamabilidade
Ponto de fulgor
Temperaturas de auto-ignição
Velocidade de queima
Taxas de aumento de pressão em vaso fechado,
Para pós e nevoas esses dados são totalmente diferentes; e podem surgir duvidas quando se trata de misturas vapor-névoa devido ao fato arraste ou