ENVELHECER
MOURA, D.
Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva (FAIT)
Discente do curso de Serviço Social
SILVA, L.
Docente da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva (FAIT)
RESUMO
O reconhecimento do envelhecimento da população, da transformação demográfica de um país jovem para uma nação envelhecida, se não ocorrer políticas publicas e a mobilização da sociedade para cuidá-lo do idoso
Palavras-chave:
SUMMARY
Keywords:
1. INTRODUÇÃO
Este estudo tem como objetivo mostrar que apesar da mobilização sobre o envelhecer com qualidade, do Estado e a sociedade ter mobilizado diversas políticas publicas, ações para obter qualidade na vida. Há garantia do direito, mas entre esta e ação efetiva tem uma brecha para ser conquistada de ações eficazes e eficientes para esta classe alcançar seu objetivo é ter uma boa velhice.
Nascer, crescer, amadurecer, todo esse processo nada mais é do que uma degeneração gradativa das células, chegando ao ponto máximo da incapacidade de manter o equilíbrio homeostático.
Segundo Papaléo Netto, (2007) “ O organismo humano, de sua concepção á morte passa por diversas faces: desenvolvimento, puberdade, maturidade ou estabilização e envelhecimento”.
O envelhecer invoca o deus Apolo que tinha o poder do adoecer e curar, este antecede a morte, ela remete a exclusão social, a improdutividade, ao pré- conceito, a velhice trás junto a sabedoria, mas para a sociedade ocidental tornam-se débeis.
“O poder de Apolo se exercia em todos os âmbitos da natureza e do homem.Também tinha sua parte negra, quando ele usa o arco, para disparar dardos letais que matavam os homens com doenças ou mortes súbitas, e também considerado o deus das pragas de ratos e dos lobos, que atormentavam muitas vezes osgregos”.(AUTOR, ANO)Artigo:- http:www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mitologia-grega/apolo.php
Salmos 71.9 “ Não me rejeites na minha velhice; quando me faltarem as forças, não me