Ética e Sustentabilidade
Falar de Ética e Sustentabilidade requer certa introspecção, uma viagem no mais íntimo das ações e visões, requer amadurecimento, e amadurecimento diga se de passagem é errar e aprender com os seus erros.
Figura. 1
Somos seres em constante desenvolvimento, aprendemos ainda pequenos que devemos produzir e sempre buscar novos desafios para nos sentirmos vivos. Contudo, os mesmos desafios que nós movem pode ser os mesmos que nos destruirão.
Hoje o ser humano busca conforto, comodidade, tecnologia e tudo que aparentemente produza uma vida mais fácil e aconchegante, é o tal do imediatismo, o consumo exacerbado. Por isso, o homem justifica que as novas descobertas e as novas criações são em nome da qualidade de vida e de melhorias globais. Tudo em benefício da sociedade. Mas será mesmo? Algumas pessoas cogitam que antigamente a vida era melhor, as pessoas cultivavam os relacionamentos, os valores que as uniam eram mais palpáveis, a vida simples proporcionava a tal qualidade de vida que o homem tanto busca. Enquanto, há outras que dizem que viver hoje é viver na era da vida moderna e da tecnologia.
Foi em nome destas melhorias que o homem percorreu incansavelmente por vários lugares. Ele ditou um novo ritmo de tempo para suas ações, implantou o controle, desafio o provável e driblou o impossível para construir uma nova ordem. Contudo, ainda assim, não solucionou os problemas de antes, agora, porém, aumentou os mesmos. Então o que há de errado na busca do homem em satisfazer suas necessidades? A verdade é que a busca incansável por melhorias e tecnologia, desencadeou situações complexas e impactantes no modo de viver das pessoas. Assim, os números aumentaram significativamente em todos os sentidos quando o assunto diz respeito ao capitalismo e ao consumismo. Assim o cenário vivido pela humanidade nos implica numa árdua missão de reconstruir a sociedade. Para tanto, são necessárias