Politica
EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIEDADE
TREVIÑO, ERNESTO, ET AL.
FACTORES ASOCIADOS AL LOGRO COGNITIVO DE LOS
ESTUDIANTES DE AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE.
SANTIAGO: UNESCO, 2010. 157 PÁGINAS.
Paulo Menis economista, especialista em Didática e mestrando em Educação pela Universidade Católica de Brasília
– (paulomenis@gmail.com).
José Ribamar Neres Costa especialista em Literatura Brasileira e mestrando em Educação pela Universidade Católica de Brasília – (joseneres@globo.com).
Identificar as causas do sucesso ou do fracasso escolar é um sonho acalentado por diversos pesquisadores ao longo da história da educação, mas fazer um mapeamento dos entraves e dos fatores que favorecem a aprendizagem é uma tarefa que demanda bastante tempo, recursos financeiros e um domínio técnico-teórico grande.
Para suprir essa carência de dados mais detalhados, foi realizada uma grande pesquisa a partir de testes aplicados no Segundo Estudo Regional e Comparativo e Explicativo (SERCE), realizado pelo Escritório Regional de
Educação da Unesco para a América latina e o Caribe
(OREALC, na sigla em espanhol) e que resultou no livrorelatório "Factores asociados al logro cognitivo de los estudiantes de América Latina y el Caribe", publicado em janeiro de 2010, pela Unesco.
Redigido por uma equipe de experientes pesquisadores em educação formada por Ernesto Treviño, Héctor Valdés, Mauricio Castro, Ruy Costillas, Carlos Pardo e Francisca Donoso Rivas, o relatório traz um estudo detalhado da atual situação do ensino nos países pertencentes à
151
OS SISTEMAS
região delimitada. E, ao longo da apresentação do trabalho, os pesquisadores demonstram como cada um dos fatores analisados influencia na aprendizagem dos alunos.
DE EDUCAÇÃO
INFLUENCIAM A
ORGANIZAÇÃO SOCIAL
EM DIFERENTES POVOS,
PAULO MENIS, JOSÉ RIBAMAR NERES COSTA
LUGARES E ÉPOCAS
Escrito em uma linguagem técnica, mas bastante acessível, o trabalho é ilustrado por um número