Ética e Sustentabilidade
Trabalho apresentado a disciplina de Ética e Cultura Religiosa, sob orientação da professora Flavia Santos Ariello como avaliação na.
BAURU
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 1
2 EVOLUÇÃO HISTÓRICA 1
2.1 CENÁRIO ATUAL SOCIAL 2
3 SUSTENTABILIDADE INDUSTRIA QUIMICA 4
3.1 LEGISLAÇÃO AMBIENTAL 5
4 SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA 1
5 SUSTENTABILIDADE BRASIL 1 5.1 OS 10 PAISES MAIS VERDES DO MUNDO 6 5.2 PESQUISA ESTÁGIO DA SUSTENTABILIDADE DAS EMPRESAS BRASILEIRAS 5
6 SUSTENTABILIDADE E ÉTICA 1 6.1 CONTEXTUALIZAÇÕES BIOÉTICAS 6 6.2 A RESPONSABILIDADE ÉTICA E O PODER 5 6.3 ÉTICA E BIODIVERSIDADE 5
7 CONCLUSÃO 1
8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1
1 INTRODUÇÃO
Define-se sustentabilidade como uma característica de um processo ou estado que pode manter-se indefinidamente. (IUCN; UNEP; WWF , 1980 citado por DIAS , 2011) Ou seja, para que um sistema dure indeterminadamente é preciso que haja uma relação estável entre suas vertentes.
Segundo Dias (2011) o conceito de desenvolvimento sustável está numa relação harmônica entre homem e natureza a fim de satisfazer as aspirações humanas sempre levando em conta as gerações posteriores, afinal os recursos naturais são finitos.
Assim, o desenvolvimento sustentável é uma maneira inteligente de utilizar os recursos naturais de forma consciente, ou seja, tendo uma responsabilidade social.
Dessa forma, ser sustentável é agir de modo ético em relação ao meio e a sociedade em que se vive, pois a ética visa o bem comum.
2 EVOLUÇÃO HISTORICA
2.1 CENARIO ATUAL SOCIAL
Desde a pré-história o homem mostrou ser a espécie com maior facilidade de adaptação ao ambiente natural, e isso só foi possível porque o homem sempre criou um meio ambiente próprio diferente do natural. De um modo ou de outro, o homem sempre modificou o meio ambiente. O trabalho