Ética e sustentabilidade
DISCIPLINA: ÉTICA E SUSTENTABILIDADE
Relatar como uma empresa deve inserir a ética e a sustentabilidade em seu ambiente interno e externo valorizando e destacando ações para os seres humanos bem como o planeta.
Belo Horizonte, abril de 2014
Introdução
Para alcançar a ética e a sustentabilidade empresarial, as empresas devem buscar o bem comum (tanto dos funcionário, empresários e planeta como um todo), sendo a que a ética pensa no bem estar humano e a sustentabilidade se volta ao planeta e todos os seres vivos. Ou seja, a sustentabilidade completa a ética na abrangência de um meio planetário.
Precisamos adotar alguns passos para conseguir a aplicação da sustentabilidade (ou
Ética Planetária), e o primeiro deles é realizar a quebra dos paradigmas e atitudes atuais que regem nossa sociedade, como consumo desmedido, desperdício, corrupção, entre outras.
Segundo George Orwell, em a revolução dos bichos, “Uma velha ordem agoniza enquanto uma nova ordem parece não ser capaz de nascer”. Parece ser este o ponto que estamos vivendo hoje, e a ética planetária é o grande desafio, a nova ordem que precisa ser criada para garantir também o bem de nosso planeta, ou seja, o nascimento da ordem no meio do caos.
Como uma empresa deve inserir a ética e a sustentabilidade?
Cada empresa, dependendo de seu foco de mercado, deve inserir a ética e a sustentabilidade de modo diferente, que minimize os seus gastos, os resíduos gerados, aumente a satisfação dos funcionários, dos clientes, e contribua para um mundo melhor.
Citarei aqui o exemplo de duas empresas fictícias, um supermercado (Super
Sustentável) e um banco (Banco XYZ) e o que deve ser feito para que seja alcançada a ética planetária nestes dois estabelecimentos.
1º Caso:
Super Sustentável Supermercado
O supermercado Super Sustentável, já surgiu com a ideia de buscar a sustentabilidade desde a sua concepção, e com isso foram adotadas várias práticas