Ética e sua história
FAAP – Pós-Graduação
“Prestação de Serviços Educacionais com Qualidade, buscando a Melhoria”.
Contínua dos Processos e a Satisfação dos Clientes”“.
GESTÃO DE CIDADANIA NAS ORGANIZAÇÕES
Professor Tácito L. Maranhão Pinto
Tema: Ética e sua história
Luana Amodio - RH 74
Ética e sua história As teorias éticas nascem e desenvolvem-se em diferentes sociedades como resposta aos problemas resultantes das relações entre os homens. Os contextos históricos são elementos muito importantes para se perceber as condições que estiveram na origem de certas problemáticas morais que ainda hoje permanecem.
1.Antiga Grécia
Segue abaixo as teorias éticas fundamentais:
• Sofistas - Defendem o relativismo de todos os valores. O máximo prazer pressupunha o domínio do poder político. Sócrates - Defende o caráter eterno de certos valores como o Bem, Virtude, Justiça, Saber. O valor supremo da vida é atingir a perfeição e tudo deve ser feito em função deste ideal, o qual só pode ser obtido através do saber.
• Platão - Defende o valor supremo do Bem. O ideal que todos os homens livres deveriam tentar atingir. Para isto acontecesse deveriam ser reunidas, pelo menos duas condições: 1. Os homens deviam seguir apenas a razão desprezando os instintos ou as paixões; 2. A sociedade devia de ser reorganizada, sendo o poder confiado aos sábios, de modo a evitar que as almas fossem corrompidas.
• Aristóteles - Defende o valor supremo da felicidade. A finalidade de todo o homem é ser feliz. Para que isto aconteça é necessário que cada um siga a sua própria natureza e evite os excessos. Aristóteles, à semelhança de Platão coloca a questão da necessidade de reorganizar a sociedade de modo a proporcionar que cada um do seus membros possa ser feliz na sua respectiva condição. Ética e política acabam sempre por estar unidas.
2. Mundo Helenístico e