Ética e psicologia
A moral descreve como os seres humanos de uma determinada cultura de fato agem e a ética é normativa, ou seja, determina como eles deveriam agir. Ética e moral andam de mãos dadas, tendo em vista que significam hábitos, costumes.
Quando se pensa que ninguém vive sozinho e que todos os indivíduos querem ser feliz, então a felicidade passa a depender de normas para que o direito de todos seja respeitado. Discute-se a ética empresarial, a ética na política, a ética nas ciências, a ética na ecologia, dentre outras. Ser feliz e viver bem, esse é o objetivo final da construção de uma vida ética.
Existe também a ideia de bem ou mal que é presente em todas, ou na maioria das religiões, essa ideia vem com a determinação de comportamentos que são certos, então, a ideia de ter que seguir os princípios religiosos podem estar acima de qualquer outra lei, pois para o que crê a religião é a sua lei. Podemos citar os exemplos das guerras em nomes de algumas religiões, apesar da guerra ser vista como ruim para a sociedade, mas para as pessoas idealizadoras elas fazem sentido, ou seja, existe uma razão para aquilo ocorrer.
A natureza subjetiva dos valores éticos dá ao indivíduo a responsabilidade para agir considerando impressões e interpretações internas para que sejam estabelecidas atitudes em relação ao outro e a si mesmo. Não apenas como o direito de ir e vir, como também o de expressar-se livremente onde a subjetividade de cada um não deve ferir a subjetividade do outro para que haja harmonia nas