Ética e outras CiÊncias
A ética tem relação íntima com o comportamento humano junto à sociedade, com isso podemos obter dados e conclusões acerca do comportamento humano o que contribui para o estudo deste comportamento e auxiliando na análise do que é certo ou errado.
Os agentes morais são indivíduos que fazem parte de uma comunidade., Oo ato moral só pode ser efetivamente considerado quando existir o contato com outro ser humano.¿ O comportamento moral tem como função social a regulação de relações do comportamento dos indivíduos, a opinião pessoal¿ tem contribuição fundamental para o estudo da psicologia.
Para analisar o ato moral do indivíduo devemos levar em consideração fatores sociais que influenciam e verificar se estes foram interiorizados (conscientizados) no momento da tomada de decisões.
O sujeito do comportamento moral é o indivíduo concreto, mas inserido em uma estrutura social, em uma rede de relações sociais que influência seu comportamento. (o comportamento moral não tem um caráter puramente individual, mas sim social).
A moral tem fundamentação em sua base histórica e social, por isso, devemos levar em conta a constituição psíquica e social do homem, abandonando assim seu caráter ideológico.
A ética apresenta também estreitas relações com as ciências que estudam as leis que regem o desenvolvimento e a estrutura das sociedades humanas, estudos do comportamento humano como ser social: relações e formas de organizações. Os dados antropológicos, sociológicos e da história contribuem para que a ética se afaste de uma concepção absolutista ou supra histórica da moral. (se faz ética até a morte, e até lá pode-se refazer ou rever atos já determinados e considerados corretos e éticos platão)
Portanto a relação da ética e moral com a ciência pode ser analisados em dois planos, sendo eles:
- Em relação à natureza da moral: é cabível ou não falar em um caráter científico da moral;
- Em relação ao uso social da ciência: neste caso fala-se do