Resenha sobre ética
Ocorrem algumas situações problema que podem afetar individualmente um cidadão ou até mesmo uma nação inteira, problemas que cabem a um indivíduo ou um grupo de indivíduos, uma tomada de decisão imparcial, regida, apenas pelas normas de moral.
Os valores morais que regem o comportamento de uma sociedade modificam-se de uma época para outra, e variam de uma sociedade para outra. No transcorrer dos tempos, passa a adquirir a qualidade de teoria moral, passando a ser objeto de estudo e reflexão, dando inicio ao pensamento filosófico, e adentrando assim, na esfera dos problemas teóricos-morais ou éticos.
Os problemas éticos caracterizam-se pelas suas generalidades, sendo reconhecidos como bons ou moralmente significativos. Dentro da ética não há uma ação normativa para cada situação isto seria uma questão moral, a ética investiga o conteúdo bom e não a maneira como cada indivíduo exercita o significado de bom, pode ser útil, o prazer, a felicidade, o poder e etc.
Dentro deste problema central, encontram-se outros problemas éticos, a definição de essência do comportamento moral é diferença de outras formas de comportamento. Todo comportamento moral está sujeito à responsabilidade imposta a seus atos.
As questões éticas teóricas e práticas, dentro do terreno da moral se diferenciam, mas as soluções para as situações-problemas influem uma na outra, devendo haver uma reflexão, que investigue de modo efetivo o comportamento humano.
As questões éticas são diferentes das morais devido a sua generalidade, contribuindo para justificar ou fundamentar determinado comportamento moral. Dentro da ética o comportamento egoísta não é aceito, somente sendo aceito se for benéfico para a sociedade.
Devido o excesso de normas éticas tradicionais, atualmente procura-se limitar o domínio da ética aos problemas de linguagem e raciocínio moral, evitando-se abordar a definição do bom, da essência moral e do fundamento da consciência moral, entre outros. Assim sendo o