Resenha sobre ética
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: PASSOS, Elizete Silva. Ética nas Organizações: em Busca de um Conceito. In: ______ Ética nas organizações. São Paulo: Atlas, 2004. Cap. 4, p. 65-75.
ROMANO, Roberto. Ética, ciência, universidade... entrevista com Roberto Romano. Interface (Botucatu) [online]. 2002, vol.6, n.10, pp. 97-109. ISSN 1414-3283.
Whitaker, Maria do Carmo; Cavalcanti, Thais Novaes. Ética e sigilo na empresa e os profissionais de secretariado. Disponível em: http://revistagesec.org.br/ojs-2.2.4/index.php/secretariado/article/view/2. Acesso em: 11 nov.2012.
RESENHA DAS OBRAS:
“Ética é a aparte da filosofia que estuda a moralidade do agir humano; quer dizer considera os atos humanos enquanto são bons ou maus” (Luño, 1982:17).
Diferenciando ética de moral, segundo Larousse, a moral seria o “corpo de preceitos e regras que visam dirigir as ações do homem, segundo a justiça e a equidade natural” enquanto a ética seria “a parte da filosofia que aborda os fundamentos da moral” Pode-se então concluir que a moral nada mais é que o conjunto de regras que uma coletividade adere e a ética é a responsável por refletir e questioná-las. É correto afirmar que ambas as definições giram em torno do bem e do mal, mas como devemos proceder quando estas não se mostram claras? Peguemos como exemplo a seguinte situação: Um estudioso sobre tribos indígenas, ao visitar uma tribo, encontra um cenário conflitante onde uma mãe tem de enterrar um de seus filhos ao nascerem gêmeos. Qual a atitude ética, sabendo que não podem haver interferências nos hábitos indígenas, o estudioso deve tomar?
Whitaker define a ética sendo uma pessoa que, livremente, com a consciência bem formada e reta intenção, aplica sua inteligência na procura da verdade e sua vontade na busca do bem em todas as circunstancias. Mas se a ética está ligada eminentemente ao ser humano como pode-se aplicar este conceito a empresa? A empresa, afirma Cifuentes, é antes de tudo