Resenha critica sobre Ética
ETICA
Ética seria uma reflexão filosófica sobre a moral. A moral seria os costumes, os hábitos, os comportamentos dos seres humanos, as regras de comportamentos implantadas e adaptadas pelas sociedades. Nosso comportamento enquanto seres humanos é de varias formas; fazemos várias coisas e temos vários costumes e nem todas as coisas que fazemos pertencem ao domínio da ética, porque nem todas têm significado ético. Fazer a distinção entre ética e moral supõe que podemos determinar, sem qualquer analise ou conceitos éticos prévios, quais dos nossos comportamentos pertencem ao domínio da moral e quais terão de ficar de fora. Mas isso é impossível de fazer, pelo que a distinção é confusa e na prática indistinta. Segundo Weber a ética da convicção não se preocupa com as conseqüências práticas desagradáveis daquele que segue absolutamente os imperativos da razão. E na ética da responsabilidade os seres humanos contam em suas ações com franquezas e contradições natas e sabem que não podem “lavar as mãos” em relação às possíveis conseqüências dos seus atos.
Por isso, é possível verificar que pela adoção do sentimento ético, busca-se a prática do bem e repulsa ao mal, visualizando a simpatia ou o menosprezo da boa ou má conduta de outrem. Essa repulsa pelo mau comportamento reflete-se por uma censura de conduta, por ter sido violado a ordem que ela considerava boa ou aceitável pelo meio social.
O primeiro a organizar essas questões é Aristóteles, que classifica as virtudes como a justiça, a amizade e os valores morais, sendo que estes derivam dos costumes e servem para promover a ordem social.
Na doutrina de Kant pode-se verificar um entendimento de uma ética essencialmente racionalista, onde a razão pura substitui a ética cristã, na qualidade da razão prática.
Após uma leitura reflexiva do passado, pode-se fazer uma análise dessa relação na atualidade, principalmente a nível de Brasil, refletindo sobre os