Especialidade médica: pediatria
A pediatria (do grego παιδιατρική, composto de παιδός, "criança", e ἰατρός, "doutor", "aquele que cura") é a área da medicina especializada na saúde e doença de crianças. Trata-se de uma especialidade médica que se centra nos pacientes desde o momento do nascimento até à adolescência, sem que exista um limite preciso que determine o final da sua validez. O pediatra além de trata da saúde infantil, pode atuar também orientando as mães sobre questões tais como alimentação, aleitamento materno, vacinação, prevençãs de acidentes, a pediatria cuidando e dando todo tipo de orientação para as crianças e adolescentes terem um desenvolvimento mais saudável.
Pediatria é uma especialização médica rígida com sólida formação no estudo da anatomia e fisiologia das crianças (a anatomia e funcionamento do corpo infantil, ainda em desenvolvimento é bem diferente da anatomia de um corpo adulto maduro). Com uma duração de 2 (dois) ou 3 (três) anos, a especialização de pediatria pode ser iniciada logo após a conclusão do curso de medicina e da residência médica.
HISTÓRIA DA PROFISSÃO
Antigamente, a saúde das crianças era meramente responsabilidade das mãe e das parteiras, as moléstias que acometiam os infantes eram sua responsabilidade, logo, a pediatria não existia como disciplina médica. A partir do Renascimento começou a considerar-se as doenças das crianças como uma especialidade médica e, mais recentemente, no século XIX, a pediatria tornou-se um ramo científico.
Até o século XIX, a capacidade de resolução das moléstias da medicina ainda era muito baixa, e a mortalidade infantil muito alta, pois as condições de higiene, saúde e diagnóstico eram precárias. A partir do final do século XIX, foram sendo criadas cada vez mais especializações dentro da medicina, como exemplo da pediatria. Não era bem compreendida a necessidade da diferenciação da medicina aplicada no adulto à voltada à criança, tornando difícil o reconhecimento e