Ética e Moral
A ética, por sua vez, é a parte da filosofia que estuda a moral, isto é, que reflete sobre as regras morais. A reflexão ética pode inclusive contestar as regras morais vigentes, entendendo-as, por exemplo, ultrapassadas.
Na ética o individuo segue essas regras pelo simples fato de saber que elas são corretas.
Por exemplo: Alguém deixa cair alguma coisa no chão sem perceber, você vê, pega oque caiu no chão e vai atrás da pessoa pra devolver. Essa é uma conduta ética, você fez isso porque achava ser uma atitude correta.
A moral incorpora as regras que temos de seguir para vivermos em sociedade, regras estas determinadas pela própria sociedade. Quem segue as regras é uma pessoa moral; quem as desobedece, uma pessoa imoral.
Por exemplo: No trabalho existem regras e você deve segui-las, isso é moral, caso você não as siga, estará sendo imoral e quebrando as regras estabelecidas.
Importância de aplicar ética, assim cada individuo poderiam aprender a ser mais responsável e contribuir com a sociedade sem precisar ficar mandando ou aplicando punições a quem desobedece a uma regra da sociedade.
No ambiente de trabalho se for aplicada ética para os funcionários, poderia ser uma vantagem para a empresa e também para o funcionário.
O funcionário iria trabalhar sem quebrar nenhuma regra da empresa, iria cumprir com seu horário de trabalho, ter uma boa produção e qualidade em seus serviços e a empresa iria reconhecer a dedicação do funcionário e ate recompensa-lo com um aumento de salário ou alguma outra coisa dependendo da empresa.
Motivação profissional
Da mesma maneira que há a correção, deve haver o reconhecimento quando o funcionário realiza um serviço de alta qualidade, sendo muito beneficiador para toda a companhia.
Este reconhecimento está diretamente atrelado a um trabalho de motivação, pois com isto o profissional se sente mais valorizado, capaz e estimulado para realizar seus deveres de um modo melhor.
Um chefe que vê os acertos