Ética e Moral: Uma comunhão possível?
INTRODUÇÃO
CONCEITUAÇÕES BÁSICAS
Definição de Ética
Segundo Vazques (1984, p. ), “A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade” .
É uma ciência, pois tem objeto próprio, leis próprias e método próprio.
Objeto e Objetivos da Ética
O objeto da ética é a moral. Aplicando uma exatidão maior, o objeto da ética é a moralidade positiva, ou seja, “o conjunto de regras de comportamento e formas de vida através das quais tende o homem a realizar o valor do bem”.
Abaixo, seguem os principais objetivos da ética: observar o comportamento humano, apontando seus erros e desvios; formular os princípios básicos que definirão a conduta do homem.
Relação entre Moral e Ética
A moral é um dos aspectos do comportamento humano enquanto a Ética tem ela como seu objeto. Como ciência, a ética procura extrair dos fatos morais os princípios gerais a ele aplicáveis.
Moral vem do latim mos ou mores, “costume” ou “costumes”, no sentido de conjunto de normas ou regras adquiridas por hábito.
Ética vem do grego ethos, que significa “modo de ser” ou “caráter” enquanto forma de vida também adquirida ou conquistada pelo homem.
A distinção mais compreensível entre ambas seria que a ética reveste conteúdo mais téorico do que a moral.
Assim, com base no exposto pode-se deduzir que os problemas morais pertencem ao campo prático enquanto os problemas éticos pertencem ao campo teórico.
Os problemas éticos são caracterizados pela sua generalidade enquanto os problemas morais são os da vida cotidiana que se apresentam nas situações concretas.
Apesar das diferenças apresentadas, estaremos adotando uma conceituação que privilegie a igualdade desses termos.
Assim, segundo Camargo (2013, p. 23), há uma tendência de separar ou diferenciar o sentido destas palavras. Todavia, pode-se afirmar que essas palavras são sinônimas, podendo uma substituir integralmente a outra; assim, nada